NÍVEL DE IDIOMA PARA FAZER INTERCÂMBIO?

Afinal, qual o nível do idioma você precisa saber para fazer um intercâmbio? Essa é uma das dúvidas mais frequentes de estudantes que vão fazer intercâmbio no exterior. E hoje, nós da Dreams estamos aqui para responder essa pergunta!

Antigamente, quando se pensava em fazer um intercâmbio, se pensava em uma pessoa de 15 à 18 anos que iria fazer o ensino médio lá fora. Mas, hoje em dia intercâmbios são extremamente flexíveis. Por exemplo: se você tem um nível de inglês iniciante, você fazer uma prova de nivelamento no primeiro dia. Vai para uma turma de iniciantes independentemente da idade a fim de otimizar seu aprendizado. Afinal, o intercâmbio é algo extremamente democrático.

Tempo para alcançar o nível de idioma desejado:

Outra pergunta muito comum é quanto tempo vai levar para ficar fluente. Bom, isso é muito relativo e depende de cada pessoa. Se durante seu intercâmbio, você tiver muito contato com pessoas que não falam a língua do país em que você está, você vai naturalmente ter menos contato com a língua e vai exercitá-la menos vezes do que se você convivesse mais com pessoas que falam essa língua. Dessa forma, demora mais a ficar a ficar fluente.

A vantagem de se fazer um intercâmbio não está só no curso, e sim na chance que se tem de conversar, de interagir com pessoas que falam o idioma local. Isso faz com que você evolua nessa língua e ainda saiba mais sobre a cultura do país. Se você focar em imergir na língua, e tiver saído do Brasil com um nível baixo do idioma, possivelmente em um ou dois meses você pode não estar fluente, mas já vai conseguir fazer a comunicação sem problemas com todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *